A Consulta Psicológica
"We cannot change, we cannot move away from what we are, until we thoroughly accept what we are. Then change seems to come about almost unnoticed."
Carl R. Rogers
Consulta psicológica / Psicoterapia Cognitivo-Comportamental de Terceira Geração
O processo de acompanhamento psicológico tem como propósito a promoção da saúde e bem-estar psicológico, ajudando o cliente a vivenciar e gerir emoções e experiências de vida ou situações de doença física e/ou mental, de forma adaptativa. Fundamenta-se, acima de tudo, numa relação terapêutica empática, segura, apoiante e confiante, assente na aceitação sem julgamento, na compreensão e na compaixão, mas ao mesmo tempo desafiante, estimulante e encorajadora, que permita ao cliente questionar-se, explorar-se a si mesmo e ao mundo, construir novos significados e investir no seu desenvolvimento psicossocial, de acordo com os seus objectivos específicos e com as suas características idiossincráticas. Pretende-se, pois, em todo e qualquer caso, guiar e acompanhar, sem qualquer coerção ou pressão, um processo de auto-descoberta, cuja finalidade é sempre a autonomia do cliente, acompanhada de um aumento da consciência da sua individualidade e, ao mesmo tempo, da sua interconectividade.
Neste contexto, a abordagem psicoterapêutica do modelo Cognitivo-Comportamental de Terceira Geração traz uma nova luz à intervenção psicológica, procurando desenvolver no indivíduo, através do recurso a estratégias e técnicas baseadas em Mindfulness, as competências que lhe permitirão relacionar-se de forma mais positiva com todas as dimensões da sua experiência (pensamentos, emoções e sensações físicas relacionadas com o passado, presente, e de antecipação do futuro), sem procurar mudar essa experiência. Assim, prende-se ampliar no indivíduo a capacidade de vivenciar intencional e conscientemente o momento presente, sendo que é esta a única dimensão temporal na qual poderá efectivamente agir, no sentido de uma mudança atitudinal que lhe proporcionará um maior equilíbrio, harmonia e bem-estar mental e físico, e portanto mais felicidade. A eficácia desta abordagem tem vindo a ser comprovada em diversas populações, diferentes faixas etárias, fases desenvolvimentais específicas (por ex. gravidez) e problemáticas variadas, desde a gestão do stress e atenuação dos seus efeitos, às perturbações da ansiedade, perturbações do humor, especialmente a depressão, dependências, dor crónica, transtornos alimentares, dificuldades relacionais/conjugais, entre outras.
A consulta psicológica pode ser realizada presencialmente ou online (através de ligação Zoom), para aqueles que, por questões de tempo, horário, localização ou mobilidade reduzida, tenham dificuldades em deslocar-se ao consultório.
Ah, the comfort,
The inexpressible comfort
Of feeling safe with a person.
Having neither to weigh out thoughts
Nor words,
But pouring them all right out, just as they are,
Chaff and grain together;
Certain that a faithful hand
Will take them and sift them;
Keeping what is worth keeping and,
With the breath of kindness,
Blow the rest away.
Dinah Craik, in "A Life for a Life" (1859)
A prática de consulta psicológica rege-se por um código ético e deontológico que garante o respeito pela dignidade e direitos da pessoa, a conduta profissional guiada por princípios de igualdade, respeito, responsabilidade e integridade, apoiada em conhecimentos científicos actualizados, bem como a privacidade e a confidencialidade.
Para informações acerca de cobertura de consultas, consulte o site da Ordem dos Psicólogos Portugueses:
https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/p/cobertura-consultas-psicologia